Ovi Store

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Assim vai a cultura em Portugal...

Dalila Rodrigues foi afastada do Museu Nacional de Arte Antiga... Segundo o Director do Instituto dos Muses e Conservação porque manifestou publicamente divergências em relação à política do mesmo.

Acontece que, com esta directora, o MNAA beneficiou da angariação de fundos privados que permitiram a recuperação de tectos que entretanto tinham caido, bem como a organização de exposições temporárias e outras iniciativas que contribuíram para a duplicação do número de visitantes, de71.973 em 2003 para 192.452 em 2006. Simultaneamente, as receitas aumentaram de 250.000 para mais de um milhão de euros.

Por tudo isto, acho perfeitamente inadmissível que uma profissional que deu largas provas de grande competência seja afastado do seu cargo público por divergências de opinião em relação ao Instituto que tutela os Museus em Portugal.

Se o director deste Instituto tentasse replicar o excelente exemplo dado por Dalila Rodrigues no que diz respeito à valorização de um Museu, talvez Portugal não tivesse os seus Museus ao abandono e subsídio-dependentes.

Mas esta classe política prefere a subserviência e dependência dos apoios estatais (para poder controlar melhor as opiniões) do que ter pessoas capazes e com iniciativa à frente das instituições.

Dalila Rodrigues foi vítima do seu profissionalismo e sucesso. Num país cheio de mentes medíocres e inveja, quem sobressai corre estes riscos.

Senhora Ministra, em vez de afastar Dalila Rodrigues afaste o presidente do Instituto. E já agora aproveite o ímpeto e afaste-se a senhora também. É que com medidas destas a cultura nacional nunca sairá da mediocridade onde a senhora parece sentir-se tão à vontade!

Sem comentários: